sábado, 4 de fevereiro de 2012

tÉCNICA TEATRAL - RASABOX

rasaboxes.org também serve um recurso online para a sua comunidade de membros que adiram: novos e antigos alunos, profissionais experientes, assistente e ninguém professores certificados de fato interessado em rasaboxes, fornecendo materiais de estudo e formas de compartilhar idéias sobre o uso rasaboxes nas artes, educação, e terapia, bem como outros campos onde o trabalho podem ser aplicadas. See our Membership page for details about how to subscribe. Veja a nossa Associação página para obter detalhes sobre como se inscrever.
O que é Rasaboxes?


Devised in the 1980s and 90s by Richard Schechner , rasaboxes offers performers a concrete physical tool to access, express, and manage their feelings/emotions within the context of performance. Inventado na década de 1980 e 90 por Richard Schechner , rasaboxes oferece intérpretes em uma ferramenta concreta físico de acesso, de expresso, e gerir os seus sentimentos e emoções no contexto da performance. Useful as performer training, rasaboxes also has many other applications in various fields including (but not limited to) therapy, business, and education. Útil como treinamento performer, rasaboxes também tem muitas outras aplicações em vários campos, incluindo (mas não limitado a) terapia, educação, negócios e. Basically, rasaboxes trains participants to physically express eight key emotions first identified in the Natyasastra, a Sanskrit text dealing with theatre, dance, and music. Basicamente, rasaboxes treina os participantes a expressar fisicamente oito emoções principais identificadas pela primeira vez na Natyasastra, um texto em sânscrito lidar com teatro, dança e música. Rasaboxes integrates this ancient theory with contemporary emotion research about the “brain in the belly” (the enteric nervous system), studies in facial expression of emotion, neuroscience, and performance theory — including Antonin Artaud's provocative assertion that the actor is “an athlete of the emotions.” Rasaboxes is a fully embodied and individual means to express these eight key emotions separately and in combination through direct physical practice. Rasaboxes integra esta antiga teoria com a pesquisa emoção contemporânea sobre o "cérebro na barriga" (o sistema nervoso entérico), estudos em expressão facial da emoção, a neurociência ea teoria da performance - incluindo a afirmação provocativa Antonin Artaud que o ator é "um atleta de as emoções. "Rasaboxes é um meio totalmente incorporados e individuais para expressar essas emoções oito principais separadamente e em combinação com a prática física direta. Rasaboxes trains participants to work holistically: the body/mind/emotions are treated as a single system. Rasaboxes treina os participantes a trabalharem de forma holística: corpo / mente / emoções são tratadas como um único sistema. In practice, rasaboxes produces performances that are visceral and useful across a wide range of contexts: from subtle film acting to bold commedia dell' arte, from naturalistic theatre to pure dance, music, and movement. Na prática, rasaboxes produz performances que são visceral e útil em uma ampla gama de contextos: a partir de filme sutil agindo para arte ousada commedia dell ', do teatro naturalista de pura dança, música e movimento. Rasaboxes integrates rather than separates acting, movement, and voice. Rasaboxes integra, em vez de separa ação, movimento e voz. Rasaboxes engages the whole performer in a single, powerful, and learnable approach. Rasaboxes envolve o cantor inteiro em uma única abordagem, poderoso e pode ser aprendida.



The Sanskrit word “rasa” can be translated as “juice, taste, flavor, essence.” The underlying concept is that rasa suffuses and inhabits our feelings. A palavra sânscrita "rasa" pode ser traduzido como "o suco, sabor, aroma, a essência." O conceito subjacente é que permeia rasa e habita os nossos sentimentos. Rasa is a process rather than a thing. Rasa é um processo ao invés de uma coisa. And yet the eight rasas can be identified and played with. E ainda os oito rasas podem ser identificados e jogado. Rasas are the primary flavors such as salty, sour, sweet, pungent, astringent, and bitter. Rasas são os sabores primários, como salgado, azedo, doce, picante, adstringente e amargo. Or smells. Ou cheira. Or the way a person feels — “blue” or “in the pink” or “heavy” and so on. Ou a forma como uma pessoa se sente - "azul" ou "no-de-rosa" ou "pesada" e assim por diante. Rasas are distinct “flavors” of energy and emotion one feels during an artistic performance or in an everyday life situation. Rasas são diferentes "sabores" de energia e emoção que se sente durante uma performance artística ou de uma situação da vida cotidiana.



The eight rasas — in Sanskrit with rough translations — are: adbhuta (surprise, wonder), sringara (love, eros), bhayanaka (fear, shame), bibhatsa (disgust, revolt), vira (courage, the heroic), hasya (laughter, the comic), karuna (sadness, compassion), and raudra (rage). Os oito rasas - em sânscrito, com traduções em bruto - são: adbhuta (surpresa, surpresa), Sringara (amor, eros), bhayanaka (vergonha, medo), bibhatsa (revolta nojo), vira (coragem, o heróico), hasya ( o riso, o cômico), karuna (compaixão, tristeza), e raudra (raiva). In the 11th century, the Buddhist performance theorist Abhinavagupta added a ninth rasa, santa (peace, bliss). No século 11, o desempenho teórico budista Abhinavagupta adicionou uma rasa nono, santa (bem-aventurança e paz). Santa is “clear light,” the perfectly balanced combination-blending of the other eight rasas. Santa é "clara luz", a combinação perfeitamente equilibrada mistura de outros oito rasas. In rasaboxes which are physically a grid producing nine equally sized boxes, the “santa box” is in the center. Em rasaboxes que são fisicamente uma grade produção de nove caixas de tamanhos iguais, a "caixa santa" é no centro. No one performs santa — but sometimes one may feel entitled to enter santa, to be in perfect harmony, if only for the moment. Ninguém realiza santa - mas às vezes pode-se sentir autorizado a entrar santa, para estar em perfeita harmonia, se apenas para o momento.



Rasaboxes exercises range from the very simple and personal expression of each rasa individually by means of drawing, breathing, gesturing, acting, and vocalizing to complex combinations of rasas performed by several people simultaneously. Rasaboxes gama de exercícios de expressão muito simples e pessoal de cada rasa individualmente por meio de desenho, respirando, gesticulando, agir e vocalizando até combinações complexas de rasas realizadas por várias pessoas simultaneamente. Rasaboxes exercises are psychophysical, engaging the whole body-mind. Exercícios Rasaboxes são psicofísica, envolvendo todo o corpo-mente. From composing the body and guiding the breath, the work leads step-by-step to sound and movement exercises that may use objects and texts, music, masks, and songs — and more. De compor o corpo e orientar a respiração, o trabalho leva passo a passo para som e movimento exercícios que podem utilizar objetos e textos, músicas, máscaras, e canções - e muito mais. There is an unpredictability in rasaboxes in terms of means. Não existe uma imprevisibilidade em rasaboxes em termos de meios. During each workshop, new ways of accessing and expressing the emotions are found. Durante cada oficina, novos meios de acesso e expressar as emoções são encontrados.



Rasaboxes is a process, an open system — not a closed, if incredibly rich, universe such as ballet or kathakali. Rasaboxes é um processo, um sistema aberto - e não um fechado, se incrivelmente rico universo, como o balé ou kathakali. In its more advanced phases, rasabox performers mix, layer, and score the eight rasas in ways that create complex expressions, dramatic characters, and psychophysical emotional relations. Em suas fases mais avançadas, rasabox mix artistas, camada, e pontuação dos oito rasas de forma a criar expressões complexas, personagens dramáticos, e psicofísicos relações emocionais. Using rasaboxes, artists can explore plays, compose scenes, create choreographies or music, and even invent entire performances. Usando rasaboxes, os artistas podem explorar peças, compor cenas, criar coreografias e músicas, e até mesmo inventar performances inteiras. In the world beyond the arts, rasaboxes can be used to “loosen up” the emotions, help participants discover how they are feeling what they are feeling, communicate with others and with previously hidden or blocked aspects of themselves. No mundo para além das artes, rasaboxes pode ser usado para "afrouxar" as emoções, ajudar os participantes a descobrir como eles estão se sentindo o que estão sentindo, comunicar com os outros e com os aspectos anteriormente ocultos ou bloqueados de si mesmos.




. As possibilidades de rasaboxes são realmente infinitas.

História da Rasaboxes




When and where were rasaboxes devised? Quando e onde foram rasaboxes concebido?

Richard Schechner, professor of Performance Studies at the Tisch School of the Arts NYU and a theater director, has long used psychophysical exercises in his work. Richard Schechner, professor de Estudos da Performance na Tisch School of Arts da NYU e um diretor de teatro, há muito tempo utilizado exercícios psicofísicos em seu trabalho. In 1967, Schechner took part in a workshop led by Jerzy Grotowski and Ryszard Cieslak that introduced Schechner to rigorous psychophysical exercises. Em 1967, Schechner participou de um workshop liderado por Jerzy Grotowski e Ryszard Cieslak, que introduziu Schechner a rigorosos exercícios psicofísicos. Schechner transmitted some of this work to actors in The Performance Group which he founded in 1967. Schechner transmitido parte deste trabalho para os atores do Grupo de desempenho que ele fundou em 1967. In 1971-72, Schechner made the first of many research journeys to Asia. Em 1971-72, Schechner fez a primeira de muitas viagens de pesquisa para a Ásia. He studied yoga in India. Estudou yoga na Índia. In India and throughout Asia he saw many different kinds of performances that shared one underlying quality: rigorous psychophysical training. Na Índia e em toda a Ásia viu muitos tipos diferentes de performances que compartilham uma qualidade fundamental: a formação psicofísica rigorosa. Schechner carefully studied (in translation) The Natyasastra , the ancient Sanskrit text on performance. Schechner cuidadosamente estudado (em tradução) O Natyasastra, o texto sânscrito sobre o desempenho. He also studied the training in the facial expressions of the nine rasas in kathakali. Ele também estudou a formação nas expressões faciais dos nove rasas em kathakali. At the same time, Schechner began researching Western studies of the emotions – particularly the work of Paul Ekman (expression of emotions in the human face) and Michael Gershon (the enteric nervous system, the ”brain in the belly”). Ao mesmo tempo, Schechner começou a pesquisar estudos ocidentais sobre as emoções - particularmente o trabalho de Paul Ekman (expressão das emoções no rosto humano) e Gérson Michael (o sistema nervoso entérico, o "cérebro na barriga"). Throughout the 1970s-80s, Schechner not only trained members of the Performance Group but led many other workshops where he kept exploring and developing different methods of training. Ao longo da década de 1970, de 80 anos, não só Schechner treinado membros do Grupo de desempenho, mas levou muitas outras oficinas onde guardava explorar e desenvolver diferentes métodos de treinamento. Therefore, it is difficult to pinpoint the inception of rasaboxes because Schechner over more than 20 years gathered and evolved the ideas and practices that gave rise to them. Portanto, é difícil apontar o início de rasaboxes porque Schechner ao longo de mais de 20 anos se reuniram e desenvolveram as idéias e práticas que lhes deram origem. Much of this practical and theoretical work has been chronicled by Schechner in his books – especially Environmental Theater , Between Theater and Anthropology , and Performance Theory . Muito deste trabalho prático e teórico foi registrado por Schechner em seus livros - Teatro Ambiental, especialmente entre teatro e antropologia, e teoria da performance. Schechner began devising rasaboxes in the late 1980s as part of his annual summer performance workshop at NYU and in rehearsals with East Coast Artists (ECA), the theatre company he founded after he left The Performance Group. Schechner começou a planejar rasaboxes no final de 1980 como parte de seu workshop anual de verão desempenho na NYU e em ensaios com a East Coast Artists (ECA), a companhia de teatro que ele fundou depois que ele deixou o grupo Performance. In April 2000, Schechner lectured on rasaboxes at Concordia University. Em abril de 2000, Schechner palestras sobre rasaboxes na Concordia University. Michele Minnick and Paula Murray Cole – Schechner's colleagues in East Coast Artists – demonstrated rasaboxes at Concordia. Michele Minnick e Paula Murray Cole - colegas Schechner em East Coast Artists - demonstrou rasaboxes em Concórdia. The next year, Schechner developed this lecture “Rasaesthetics,” an essay published in TDR , the performance studies journal Schechner edits. No ano seguinte, Schechner desenvolveu esta palestra "Rasaesthetics", um ensaio publicado em TDR, o desempenho estudos revista Schechner edições. In “Rasaesthetics” Schechner theorized the relationship between rasaboxes, The Natyasastra , Ekman's and Gershon's research. Em "Rasaesthetics" Schechner teorizou a relação entre rasaboxes, O Natyasastra, Ekman e pesquisa Gershon. Since 1998, members of ECA have further developed and applied rasaboxes in classes, workshops, rehearsals, and performances. Desde 1998, os membros da ECA têm desenvolvido e aplicado rasaboxes nas aulas, oficinas, ensaios e apresentações. Both in Schechner's own workshops and the workshops of his ECA colleagues, rasaboxes does not stand alone but in connection to a suite of psychophysical exercises some of which go all the way back to The Performance Group. Tanto em oficinas próprias Schechner e os workshops de seus colegas do TCE, rasaboxes não está sozinha, mas em relação a um conjunto de exercícios psicofísicos alguns dos quais vão todo o caminho de volta para o Performance Group.








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